quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DA FUNÇÃO SOCIAL DOS DOUTORANDOS (DINTER – UEPB/UERJ)




Este ano é histórico para a Universidade Estadual da Paraíba. São quarenta e cinco anos desde a fundação da Universidade, vinte e quatro anos desde sua estadualização e sete anos da lei que sacramentou a sua autonomia financeira.

Dois mil e onze também é um ano histórico para o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Campus I (Campina Grande), onde funciona o curso de Direito. Pois, no dia 26 de agosto tivemos o privilégio de presenciar a aula magna inaugural do Doutorado Interinstitucional (DINTER), promovido a partir da cooperação entre a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Duas instituições públicas que se uniram para promover as ciências jurídicas. Estaduais pelo nome e pelo financiamento, mas não pela repercussão, que, sem dúvida alguma é de âmbito nacional, quiçá, internacional em momentos não raros.

A aula, intitulada “Direito, Moral e Política: novas conexões, antigos ideais”, proferida pelo Diretor da Faculdade de Direito da UERJ, Dr. Antônio Augusto Madureira, demonstra que a visão humanística e ampla é fundamental aos “novos” alunos do Dinter, mesmo que a linha a ser seguida seja a do “Direito das Cidades”.



Nossos professores, “novos” alunos! Reverberará enormemente esta cooperação interinstitucional. A oxigenação já é sentida: num primeiro momento pelos presentes naquela noite de sexta-feira. Em seguida pelos alunos da graduação. E, em pouco tempo – pouco mais de três anos, conforme a expectativa da própria UEPB – naqueles que buscarem uma pós-graduação em Direito aqui mesmo na cidade de Campina Grande!


O crescente histórico da própria Universidade e o princípio da impessoalidade nos impede de nomear responsáveis por esta conquista. Até porque, sinceramente, mesmo com todas as dificuldades (e apesar delas), nós, todos nós, somos os responsáveis por este Dinter, por esta nova UEPB – cada dia mais forte.

Não nomeamos responsáveis porque cremos que o povo do estado da Paraíba é que deve receber os louros da vitória. Financiando com a labuta diária, mesmo de forma ignorante (sem sequer imaginar), os nossos estudos, as nossas pesquisas, as nossas bolsas, o nosso Doutorado Interinstitucional.

Que, convenhamos, será de altíssimo nível, com presença de pesquisadores natos, magistrados, inclusive com premiações nacionais, presidente de Associação de Magistrados, ex-procurador-geral do Estado, autores...
Por isso professores, digo, “novos” alunos. Não esqueçam suas respectivas funções sociais. Retribuam, de forma multiplicada, à UEPB, aos seus atuais e futuros alunos e ao povo da Paraíba tudo aquilo que ora está sendo ofertado. É a vez do sermão: façam valer aquilo que o povo da Paraíba investe em todos vocês, em todos nós.



Gustavo Farias Alves
@farias_alves





Maurício Jorge Pereira da Mota (Procurador do Estado do Rio de Janeiro); Adilson Pires, coordenador da Pós-Graduação da UERJ. e o palestrante Augusto Madureira, diretor da Faculdade de Direito da UERJ. Jaime Clementino de Araújo- Diretor Adjunto-CCJ/UEPB e o Legendário Wollney Ribeiro
Maurício Jorge Pereira da Mota (Procurador do Estado do Rio de Janeiro); Adilson Pires, coordenador da Pós-Graduação da UERJ. e o palestrante Augusto Madureira, diretor da Faculdade de Direito da UERJ. Jaime Clementino de Araújo- Diretor Adjunto-CCJ/UEPB e o Legendário Rodrigo Ribeiro
 
O Legendário Gustavo Farias Alves e Adilson Pires, coordenador da Pós-Graduação da UERJ.

A Legendária Alaíde Medeiros e Adilson Pires, coordenador da Pós-Graduação da UERJ.
        .

4 comentários:

Rodrigo disse...

Muita precisa e sóbria a reflexão do legendarium Gustavo Farias. Celebra o momento único de nossa amada universidade, e ainda aponta as consequentes responsabilidades que nós, os estudantes, teremos no futuro: retribuir o patrocínio invisível e silencioso de cada paraibano, mediante seus sacrificados tributos. Que este seja o primeiro de outros textos com o elevado nível que já é notório deste eminente jurista!

Parabéns!

Andrei Correia disse...

Gustavo,

Quantas vagas foram disponibilizadas? Houve reserva específica de vagas para a, b ou c?

Abraços.

Gustavo Farias Alves disse...

Pedindo perdão pelo gigantesco atraso, respondo.

Dr. Andrei, não houve reserva de vagas para pessoas específicas, mas para os professores da UEPB (até porque a finalidade do DINTER é qualificar e "titular" os professores da própria UEPB), para magistrados do TJPB e vagas para a comunidade jurídica em geral.

Abraços e obrigado pela participação.

Gustavo Farias Alves disse...

Aqui está a complementação da resposta: http://uepb.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2292:uepb-e-universidade-estadual-do-rio-de-janeiro-prorrogam-inscricoes-ao-doutorado-em-direito&catid=178:outros-destaques&Itemid=410

12 vagas, professores mestres da UEPB.
1 vaga para o TJPB.
2 vagas docentes das instituições públicas de ensino jurídico superior.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hostgator Discount Code